A one, a Two, a One, Two Three....No Rock And Roll e na música Folk, músicos de fama utilizaram a gaita para executar solos e riffs (pequenos temas tocados ao longo de uma canção de forma repetitiva). Bob Dylan desenvolveu um estilo próprio que se tornou modelo para inúmeros músicos folk como Bruce Springsteen.
Bob Dylan
Bruce Springsteen
Em 1962, "Hey Baby", cantada por Bruce Channel, tinha um belo solo de gaita e fazia grande sucesso entre os jovens na Inglaterra e nos EUA. No blog Vitrola Minha Vitrola pode-se encontrar um trecho que diz “A harmônica renitente de James Ray em “If You Gotta Make a Fool of Somebod”’ ou a de Bruce Channel em “Hey Baby” influenciou os Beatles em temas como “Little Child” ou “Love Me Do” que contém solos de gaita.”
Bruce Channel em Hey Baby
James Ray em If You Gotta Make a Fool of Somebody
Estive lendo uma matéria dizendo não só que John Lennon foi influenciado por esta música, mas que suas performances na gaita foram um dos fatores no sucesso das gravações dos Beatles no início de carreira. De fato, muitos sucessos dessa fase inicial apresentam execuções de gaita e elas são um fator diferencial entre as canções da época. Um dos álbuns que mais contém gaita, segundo fãs, é o “Please Please Me”.
Love Me Do
Litlle Child
“Exile On Main St.” é considerado por muitos o álbum mais representativo da carreira dos ROLLING STONES. O Lado B privilegia a música country. A acústica “Sweet Virginia” tem vocais nitidamente inspirados nos trejeitos do músico norte americano e traz um belo trabalho de Mick Jagger na gaita.
Mick Jagger (Rolling Stones) – Sweet Virginia”
Bandas influenciadas pelos Stones: Led Zeppelin, Aerosmith, Black Crowes e quase todas as outras que surgiram depois de 1963. No vídeo abaixo veja as melhores performances de Steven Tyler (vocalista da Aerosmith ) na gaita.
Steven Tyler - Gaita
Postagem: Luiz Rocha
2 comentários:
Sempre gostei de Steven Tyler como um bom gaitista "não-gaitista"... Mas o video com a compilação de solos superou minhas expectativas... O cara de fato é um gaitista...
Não conhecia o Bruce (ou pelo menos não como agora...) e, de fato, há semelhanças com Bob no tocante ao uso de riff realizadas com gaita. Interessante PQ, mesmo sem uso de técnincas bem definidas, a música sai com um teor de "feeling" maravilhoso.
Postar um comentário