Semana passada mostrei um pouco do acervo visual dos agradáveis encontros do projeto Papo de Gaita que contribuíram para a formação de uma empolgante cena da gaita em Salvador/Ba.
No primeiro vídeo vimos imagens do Sr. Leo Barros (remanescente do grupo Harmônica Trio - 1960), e pudemos notar como os encontros do projeto Papo de Gaita (SSA) incentivaram seu reencontro com a harmônica décadas depois.
No vídeo 2, mostramos o primeiro "filho" do projeto, isto é, a banda H3O Harmônica Trio, formada pelos harmonicistas Luiz Rocha, Breno Pádua e Diego Orrico, com show de estreia no finado Groove Bar, acompanhado de uma cozinha de peso.
No terceiro vídeo divulgamos cenas inéditas dos encontros do projeto realizados em 2010 na Casa Da Música de Itapuã, no Abaeté, momento em que o bioquímico e fã de gaita Ramon El-Bachá viu pela primeira vez a gaita baixo, emprestada por Leo Barros para amostra nos encontros. Ainda nesse vídeo, além da riqueza de interações ocorridas entre músicos profissionais e o público ávido por informações sobre o instrumento, vimos uma canção autoral de Ramon chamada "Tamaci", muito oportuna e com um alto teor crítico-reflexivo sobre os ciclos de causa e efeito da interação desastrosa entre homem e meio ambiente.
E agora apresento o quarto e último vídeo da série "Contos Sotero-Harmônicos", que mostra um desdobramento inusitado dos acontecimentos mostrados nos vídeos anteriores: o nascimento de uma banda de gaitas, única na Bahia e sua trajetória de disseminação da cultura da harmônica de boca por diferentes cidades do recôncavo!
Eis o VÍDEO 4 da série!