sábado, 14 de maio de 2011

Partes da gaita e como elas são fabricadas


Para aqueles que tem curiosidade em saber como é o processo de fabricação de uma gaita, segue, nesta postagem, alguns vídeos super interessantes sobre o assunto.





A gaita é basicamente composta de uma peça central chamada “corpo” ou “pente”, que pode ser de madeira, metal, acrílico, plástico etc. Há gaitistas que acreditam que o material utilizado no corpo influencia no som final, já outros que acham irrelevante. 


Este corpo é envolvido por duas placas de metal, tipo um "sandwish" chamadas de “placas de vozes”, que são compostas por diferentes tipos de metal, a depender da marca e modelo da gaita.




As placas de vozes apresentam frestas no tamanho exato das “palhetas”, que são finas lâminas de metal retangulares e de diferentes tamanhos fixadas nesta mesma placa. Estas vibram ao entrar em contato com uma coluna de ar, produzindo o som. 



As palhetas são extremamente frágeis. Por isso deve-se tomar bastante cuidado ao abrir a harmônica e evitar fazê-lo caso não esteja apto para tal. Quando se abre o instrumento, visualizam-se dois lados, onde, em um deles, é possível enxergar um grupo de dez palhetas com a base em forma de “escada”. Essas palhetas são responsáveis pelas notas aspiradas da harmônica, enquanto as demais (não visíveis) pelas sopradas. Assista o vídeo abaixo faça a associação com os nomes escritos! 

1 - Placa de cobertura superior;
2 - Parafusos internos;
3 - Placa de cobertura inferior;
4 - Placa de vozes inferior;
5 - Palhetas (responsáveis pelas notas aspiradas);
6 - Placa de vozes inferior;
7 - Pente ou corpo;
8 - Palhetas (responsáveis pelas notas sopradas);
9 - Placa de vozes superior.




2 comentários:

Dado Costa™ disse...

Muito válida esta postagem Luiz...muito bom, principalemente pra quem ta chegando agora nesse maravilhoso mundo da Harmônica!!!

Alexandre disse...

Parabens por esta postagem. é muito interessante para quem como eu esta começando a mexer e fazer manutencao de acordeons.

visite meu blog recantodasgaitas.blogspot.com

Um Abraço !

Parabens pelo blog !