quinta-feira, 9 de junho de 2011

A cena da gaita soteropolitana

Nos dias 21/05 e 03/06 o Papo de Gaita realizou dois Workshows no charmoso Teatro Eva Herz da Livraria Cultura no Salvador Shopping. Nessa postagem com fotos de Breno Pádua, Chris Sodré e Andrea Gouveia, trazemos em primeira mão a resenha sobre essa temporada que mostra a crescente cena da Gaita na cidade.

Da esquerda para direita Breno: Pádua, Aldir Floquet, Luiz Rocha, Ramon El-Bachá e Everton Vianna

Início de show, público se acomodando nas poltronas
Os Workshows foram ministrados pelo gaitista Luiz Rocha, músico que, desde 2009, vem reunindo uma turma de amantes da harmônica de boca residentes na capital baiana e Região Metropolitana.
Luiz Rocha entusiasma com sua técnica percussiva...




Da esquerda para direita: Ramon El-Bachá, Diego Orrico, Luiz Rocha, Sergio Magarão, Breno Pádua e Tontom





Entre diversas atividades, houve curiosidades tais como mostra de vídeo e áudios comentadas por quem entende do assunto.
O público acompanha atento

No telão o vídeo da temporada 2010 do Papo de gaita


Luiz apresentou trechos de aúdio com solos de gaita em canções memoráveis de pop stars como Bob Dylan, John Lennon, Alanis Morissette, Shakira e Mick Jagger, que contribuíram na difusão do instrumento. Para acentuar certo contraste, esses trechos de músicas foram seguidos de gravações de gaitistas virtuosos normalmente desconhecidos. Nomes como Peter Madcat, J.J. Milteau, Mark Ford, Bredan Power, Sugar Blue, fizeram o público refletir sobre as possibilidades sonoras da harmônica, ainda ignoradas pela maioria, acostumada a ouvir a gaita tocada “nos lábios da fama


Também aconteceram demonstrações de técnicas e apresentações musicais de duos e trios de gaitas. Os eventos contaram com participações de gaitistas em diversos níveis, desde iniciantes, intermediários e experientes, que tocaram ora ao som de playbacks disponíveis, ora acompanhados por outros músicos ao vivo. Sergio Magarão e Antônio Luiz representaram bem a gaita diatônica de Lauro de Freitas/Ba e Diego Orrico tocou seu Jump Blues com gaita plugada em microfone vintage e amplificador valvulado.

Sergio Magarão (no centro) e Tontom (à direita)

Diego Orrico e Luiz Rocha quebrando tudo!!!

Sucesso na canja do gaitista Aldir Floquet, que mesmo sem ensaiar e sendo apresentado ao guitarrista no momento que subiu ao palco, improvisou e demonstrou de forma natural e brilhante a utilização da gaita cromática no blues.


Aldir no centro, detonando com sua cromática.

O gaitista Breno Pádua conquistou a simpatia do público com suas composições instrumentais “Juanito Vai à Praia” e “Country Irlandês”, esta última em um duo de gaitas com Luiz Rocha (projeto iniciado em Março deste ano).

Houve a presença ilustre do veterano gaitista Leo Barros, ex-integrante do único trio baiano de harmônicas que se tem notícia na década de 60. Após anos sem tocar, Leo voltou a fazê-lo depois de se empolgar com os encontros periódicos realizados pelo projeto Papo de Gaita.

Leo Barros tocando gaita cromática
Destaque, também, para Ramon El-Bachá, admirador da gaita e freqüentador assíduo do projeto. A partir de sua vivência no Papo de Gaita, Ramon pôde ouvir Leo Barros tocando uma "gaita baixo" e resolveu adquirir a sua própria. O nome do instrumento sugere sua função de acompanhamento.

Da esquerda para a direita: Breno Pádua, Luiz Rocha e Ramon El-Bachá

Ramon estreiou a sua "gaita baixo" em memorável participação nos Workshows, integrando o mais novo grupo de gaitistas da cidade – Zona Harmônica – lançado durante o evento. Ele tocou linhas de baixo em músicas como “Pacatatutapir”, instrumental composta por ele e Luiz Rocha dois dias antes da primeira apresentação. No grupo, o jovem talentoso Everton Vianna na guitarra, Luiz e Breno nas gaitas diatônicas e o próprio Ramon El-Bachá na Gaita Baixo, todos colaboradores do Projeto Papo de Gaita, rede social que congrega fãs da Harmônica de Boca e utiliza diversos meios para promover a troca de informações e o fomento à cultura do instrumento em Salvador/Ba e região metropolitana.


Grupo Zona Harmônica acompanhado pelo guitarrista Everton Viannna

Texto: Luiz Rocha e Breno Pádua
----------------------------------------------
Se você recebeu esta mensagem no corpo do e-mail, lembramos que é pelo fato de estar cadastrado como assinante do blog www.papodegaita.blogspot.com
Caso queira deixar de receber nossas postagens, clique aqui

2 comentários:

Luciano disse...

não tem como colocar alguns áudios pra quem não esteve presente?

Luiz Rocha disse...

Puxa, essa postagem ficou muito bacana! Esse é o Doutor Gaita, hehehe

Lu, o Diego Orrico gravou alguns áudios do primeiro evento que aconteceu dia 21/05 e posttaremos em breve!!!

Se quiser ver mais fotos, basta ir no site www.papodegaita.com e, logo na cara do site, tem um link!

Aquele abraço!
Luiz Rocha