sábado, 12 de junho de 2010

H3O HARMÔNICA TRIO


"H30" dos gaitistas baianos Luiz Rocha, Diego Orrico e Breno Pádua:

O Clube do Blues, que vem agitando o Groove Bar, em Salvador, apresentando grandes músicos do Blues nacional e local, promoveu, na primeira edição de junho, dia 02.06, às 21h, a "Noite da Gaita", que trouxe como atração inédita o grupo H3O Harmônica Trio - liderado pelo gaitista Luiz Rocha e ainda Diego Orrico e Breno Pádua. A banda base do grupo é formada por Eric Assmar (guitarra), Tiago Toxa (teclados), Solovera (contrabaixo) e Brian Knave (bateria). 

A difusão da harmônica de boca tem em Luiz Rocha um grande representante com expressão local e nacional. Diego Orrico soma sua experiência adquirida no estudo do estilo West Coast (Jump Blues). Breno Pádua, que tomou aulas com ambos, vem mostrando os frutos de seu aprendizado com personalidade e desenvoltura com o instrumento. Juntos, eles vêm animando a cena da gaita em Salvador com blogs, podcasts, workshops e encontros do setor, como o Papo de Gaita. 

No repertório, classícos do blues, rearranjados para três gaitas, e canções autorais como "Amnésia" e "Papo de Gaita" , ambas de autoria e arranjos de Luiz Rocha. Há espaço ainda, para canções emblematicas da gaita, como "Stone fox chase" do gaitista Charlie McCoy, dentre outros temas e riffs envenenados por arranjos que lembram o naipe de metais em uma big band. 

Conheça o H30 Harmônica Trio lendo seus depoimentos:
Foto de Davi Pádua

Em 2007 (se não me engano), estive em São Paulo e contactei o gaitista Fernando Xavier (Endorsee Bends). Ele me falou sobre seu projeto “Walterama”, que viria a se presentificar como uma obra autoral, de apropriação livre de vários elementos de um dos mais influentes gaitistas de Chicago: Little Walter. Esse trabalho inovador foi lançado em 2009 e tinha como característica principal a execução de diferentes vozes nas três gaitas simultaneamente executadas por ele, Rodrigo Eisinger (Endorsee Bends) e Paulo Gazela (grande articulador de eventos de gaita e Blues em Campinas). Confesso que tal projeto, juntamente com o trio Mississipi Saxophone, dos Gaitistas da Bends Marcio Maresia, Ivan Marcio e Melk Rocha, me influenciaram bastante a pôr em prática uma idéia que eu e o Diego já vínhamos alimentando, inspirados em álbuns como o 'Harp Atack' e 'Superharps', gravados na década de 90.

Ao me cederam a data do dia 02/06 para fazer o show 'Luiz Rocha & Banda' no Groove Bar, já no embalo do projeto Papo de Gaita, eu pensei: 'É agora!!! Liguei para Diego e Breno e iniciamos rapidamente uma série de ensaios acústicos, regadas a boas risadas, fumaça, cerveja e Badoffs*.

*Badoff é um prato de comida com os restos de tudo que se tem disponível no momento, servido por Diego em sua casa nas noites de ensaio.

O nome H-3 (três harmônicas) sugerido por mim seria baseado no G-3 (trio de Guitarristas locais – Diego Andrade, Eric Assmar e Icaro Britto) que destacaram-se no projeto “Clube do Blues”. Logo, Diego Orrico acrescentou a última letra, “O” de Oxigênio e, desde então, podemos respirar tranquilamente, pois faltavam poucos dias para o show de estréia sem que tivéssemos um nome definido.

Luiz Rocha


Foto de Davi Pádua
 
"Um dia quem sabe no "Se Vira nos 30" do Faustão? Muita gente ainda acha que gaita é um tipo de "malabares provocativo" e muito sexy, que basta meter a boca e mandar ver, mas, tocar numa banda base para sincronizar idéias, harmonizar e, surpreendentemente se deparar com três gaitistas no front...Teremos pessoas muito dispostas e envolvidas com a causa... e iluminadas! rsss

Atingimos um nível de convergência muito forte e isso não tem preço. Fazer música não é tão bonitinho quanto aparenta ser. Nenhum cachê, por mais alto que seja, consegue unificar a causa se tais relações são incompatíveis. 

Nutrimos o valor da amizade por outro caminho...A música. 

Estamos articulando coisas muito importantes para cena local. Temos o dom e a felicidade em destinar encontros que, por sua vez, são felizes o suficiente para nos tornarem ainda mais preciosistas com o que buscamos atingir por aqui. 

Ah! Pelo que pude constatar, meus dotes culinários finalmente tiveram o devido reconhecimento... O tão falado Badoff, nada mais é do que uma iniciativa comunitária em alimentar muitos, com o pouco que se tem. Acho que qualquer tipo de ação social em prol da nossa vontade, nos longos planejamentos como fora o H30 Harmonica Trio, já me deixa bastante saudosista dos tempos em que éramos apenas, gaitistas trancados no quarto com algum método playalone do Gleen Weiser... Bem, acho que era isso"
Diego Orrico

Foto de Davi Pádua


Pensamos, às vezes, que a amizade é feita apenas de harmonia e entendimento. Dificilmente consideramos que desavenças e conflitos podem ser o pavimento de uma amizade duradoura. O H3O é um bom exemplo disso. Com sua linha de frente formada por três gaitistas, não é difícil imaginar que ocorra muita dissonância até que a harmonia se estabeleça. Conheci Luiz em 2004, quando iniciei o estudo da gaita. Um semestre depois, estaria tomando aula com Diego. Daí até formarmos a banda H3O, não foi exatamente um caminho de flores... É comun instrumentos de solo gerarem rivalidade entre seus instrumentistas. No caso da gaita, isso já é uma tradição que antecede todos nós. Entre os gaitistas de Salvador, isso não haveria de ser diferente. 

No entanto, o tempo, a maturidade, e, certamente, a total infertilidade desse tipo de relação vieram despertar em nós uma nova forma de interação. A partir da colaboração no Papo de Gaita, evento idealizado por Luiz, passamos a ter um convívio renovado. A amizade entre nós três veio se consolidar com o convite de Luiz para fazermos um show de gaitistas soteropolitanos no Clube do Blues, projeto realizado pelo Groove Bar. Daí surge H3O, e o resto é história.
Breno Pádua


2 comentários:

Paulo Gazela disse...

espero ir para salvador em breve para conferir esse trabalho. Boa sorte e muito sucesso com esse projeto, e um grande abraço ao amigo Luiz Rocha.

Paulo Gazela
www.paulogazela.com.br
contato@paulogazela.com.br

Dado Costa™ disse...

Fazer comentários!? Tem que fazer uma manchete de jornal em horario nobre!!! Foi muito bom meeeeeeeeeeesmo!!!! APROVADISSIMOOOO!!!


Parabens galera!!!!