sábado, 13 de novembro de 2010

Era uma vez no oeste

Hoje assisti ao clássico filme western do diretor Sergio Leone, Era uma vez no oeste, com Henry Fonda e Charles Bronson. Excelente fotografia, bons diálogos e trilha sonora monumental. O compositor Enio Morricone é o mestre da trilha sonora western spaghetti.

O personagem de Charles Bronson é um homem enigmático, cujo nome não é revelado no filme. Curiosamente, o que define sua identidade é a gaita que carrega amarrada no pescoço e toca como que anunciando a morte de suas vítimas...

"...você sabe algo sobre um homem que anda por aí tocando uma gaita? Ele é alguém que você se lembraria. Em vez de falar ele toca... E quando seria melhor que ele tocasse, ele fala..."


Bronson termina sendo chamado de Harmônica, na falta de um nome, e faz jus ao apelido... Várias cenas do filme têm a gaita como elemento importe, fazendo da trilha sonora um argumento imprescindível para a condução do enredo.

No link abaixo você pode assistir a uma cena emblemática do filme, o duelo:
http://www.youtube.com/watch?v=DyvzfyqYm_s

Espero que os gaitistas não adotem esse tipo de duelo nas jams... rsrs
Fica a dica do filme pra quem quiser ver gaitas e tiros.

3 comentários:

Luiz Rocha disse...

De arrepiar, rsss. Puxa assisti esse filme a muito tempo, pra ser mais exato, na época em que eu nem sonhava em me tornar um gaitista.

A cena da lembrança do que fizeram com ele e o pai é chocante, pesada, Puts.

Valeu Breno, pela postagem!

Dado Costa™ disse...

Caramba...velhos tempo de faroete....nem me lembrava mais disso!
Sinistro a cena...Mas muito legal revivenciar os tempos de "bang-bang"...
Gostei da dica quanto as gaitas, mas quanto aos tiros....huuum kkkkk!!!


Abração galera!

Diego Orrico disse...

Já que estamos até as sobrancelhas de poeira, sol e muito chumbo, sugiro escutarem a trilha sonora de um game que foi sucesso nos anos 90...Obviamente não tão antológico como este titã de Sergio Leone, figura a qual o Western deve as calças pela potência que veio a tornar os filmes épicos italo-americanos...Mas enfim, o Outlaws é um excelente trabalho de climatização sonora, pois o jogo não seria nada sem o impacto que a música narra...

Lucas Arts é a companhia...tem muito banjo, orquestração, guitarras texanas e claro, muita gaita rasgando em meio aos tiroteios.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Outlaws

Recomendo outro filme:

The Good, The Bad And The Ugly - western Spaghetti com grandes nomes do gênero - Clint Eastwood, Lee Van Cleef, e o outro filho da puta italiano que eu não me recordo....Eli Wallach! acho que é esse o nome.

www.imdb.com/video/screenplay/vi2789278233/


Abração a todos.