domingo, 5 de dezembro de 2010

PARCERIAS REDEM BOAS AMIZADES

Tudo começou quando, em 2006, a convite de um amigo, fui assistir a banda Black Grooves no Pelourinho em Salvador/Ba e, desde então, toda semana eu estava lá prestigiando o som e realizando participações especiais com este grupo de Blues e Soul. Eu era uma espécie de "membro honorário" da banda que me rendeu boas amizades. Lá conheci o "músico" Mauro Ybarros, e vim desccobrir que, este cara, é um dos melhores designers gráficos que eu já conhecera.

Nessa época eu estava iniciando minha carreira como gaitista solo e colhendo material para o meu 1º álbum "Pise Fundo". Foi então que firmamos uma parceria e desde 2006 Mauro Ybarros vem elaborando meus cartazes, panfletos, web flyers, cartões, camisas e até mesmo sendo criador das logomarcas “Papo de Gaita” e “Luiz Rocha & Banda”, além do encarte do Álbum "Pise Fundo" e todo material de divulgação do projeto Papo de Gaita. E nessa brincadeira não foi difícil nos tornarrmos grandes amigos!

O que a maioria das pessoas não sabe é que Mauro é autodidata e iniciou suas atividades como estagiário, layout man e diretor de arte em propaganda no ano de 1988. Alguém se lembra da capa do primeiro disco de Edson Gomes, cantor de reggae, em 1989? Ali foi o seu primeiro trabalho como designer gráfico. Daí ele passou por várias agências de Salvador como Diretor de Arte e, até o final de 2007, exerceu os cargos de Diretor de Criação / Designer Coordenador na Marcativa Comunicação Integrada, onde fez também redação publicitária de anúncios, spots e VT´s, roteiros para documentários institucionais, além de ilustrar, fazer planejamento e desenvolver campanhas publicitárias e de comunicação para diversos clientes, como Monsanto, Dow, AmBev e Votorantim, dentre outros.


Em paralelo, Mauro dedica-se à prática e à divulgação do Design Gráfico em seu próprio estúdio - Mauro Ybarros Design - criando logomarcas, projetos gráficos de revistas, capas de cd e livros, embalagens e identidade corporativa para vários clientes locais e nacionais. Para quem mora em Salvador e quer tirar a prova, basta visitar o bar Route 66 Choop House e se deliciar com o design aplicado desde a faixada, cardápio, arte nas mesas do bar até o teto e as paredes do banheiro. Aproveitem e descubram o que está escrito, se não me engano, na placa da moto que há na ilustração da faixada do bar.
 




Ybarros também edita uma revista eletrônica sobre o design gráfico de nome “dois: pontos” e realiza exposições individuais utilizando técnica de ilustração digital, mas sua especialização são os projetos gráficos na área de artes, com aproximadamente 20 capas de discos para bandas de Salvador, cartazes e posters para shows, exposições e peças de teatro, além de camisetas, cenários e direção de fotografia.

Em projetos paralelos esse "poeta" também roteirizou, co-dirigiu e atuou como músico no espetáculo “Essa é a vida que eu quis”, com o ator/cantor Ricardo Castro, em homenagem / tributo a Cazuza, no Teatro ACBEU e em curta temporada no Teatro do IRDEB. Ele é contrabaixista e fã da música mundial, com preferências para o Blues, Rock, Jazz, MPB e Bossa, gêneros que são conteúdo das centenas de livros e cd´s encontrados nas suas prateleiras. Essa vasta coleção, somada às suas experiências de vida são a fonte e inspiração de seu trabalho, o que contribuiram para ele amadurecer outro grande talento, o de compositor. Estou rascunhando meu 2º álbum e, sem dúvida, além da criação, haverá uma ou duas canções em parceria com ele.


CONTATOS:
Mauro Ybarros
http://mauroybarros.daportfolio.com/
(71) 96094186

Um comentário:

Dado Costa™ disse...

Apesar de ter pouco contato com o Mauro, deu pra perceber facilmente a competencia que tem através de seus trabalhos junto ao Luiz, Papo de Gaita, etc. Essa parceria tem trazido muuitos beneficios ao cenario gaitífero para nossa região, o que realmente é louvavel!

Parabéns Mauro pelos excelentissimos trabalhos realizados!

No que diz respeito a parcerias, digo a todos o quanto DEVEMOS nos empenhar neste sentido, até PQ seremos nós mesmos os beneficiados!

Vamos lá galera, é isso!

Abração de um "Harpmaniac" (by Dado Costa)