sexta-feira, 27 de maio de 2011

A cena da gaita chega a teatros de Salvador!!!

Como prometido, trouxemos uma resenha sobre o Workshow de Gaita realizado no dia 21/05 no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping). A postagem está recheada de fotos instigantes clicadas por Breno Pádua e Chris Sodré.


Aqui pode-se ter uma idéia da estrutura do teatro, com capacidade para 204 lugares. A foto acima foi batida do palco, ambas, no momento da passagem de som.


Abaixo uma foto clicada minutos após a liberação do local para o público, que após 1h de evento, atingiu uma faixa de aproximadamente 150 pessoas.




Nesse primeiro evento, o gaitista idealizador do Papo de Gaita chamou a atenção da plateia para a inserção da harmônica em gêneros musicais distintos, demonstrando pequenos trechos de canções memoráveis de Bob Dylan, Neil Young, John Lennon, Bruce Springsteen, Alanis Morissette, Shakira, Mick Jagger, dentre outros pop stars que contribuíram para a difusão do instrumento. Luiz Rocha mostrou, logo em seguida, trechos de gravações de gigantes da gaita - instrumentistas virtuosos - em geral, desconhecidos pela maioria, tais como Thierry Crommen, Sugar Blue, J.J. Milteau, Peter Madcat, Carlos Del Junco, Mark Ford, dentre outros, convidando as pessoas a refletirem no quanto as possibilidades sonoras do instrumento ainda permanecem desconhecidas por quem está acostumado a ouvir a gaita tocada apenas pelos “lábios da fama”.

Acompanhado por playback, o músico plugou sua gaita em microfone vintage e amplificador valvulado para demonstrar diferenças de timbres e algumas das técnicas mais utilizadas por gaitistas profissioniais como ele. Para diversificar ainda mais, ele interpretou (gaita e voz) em clássicos que ninguém esperava, como Stand By Me (Ben E. King), Blue Suede Shoes (imortalizada por Elvis) e até Yestarday (Beatles). Na canção autoral “Até ontem” presente em seu primeiro Álbum “Pise Fundo”, que se encontra à venda na Livraria Cultura, Luiz mostrou um show de técnica...



Houve espaço para a turma que está começando, como Sergio Magarão, Antônio Luiz e Ramon El-Bachá com sua curiosa “gaita baixo” – o próprio nome sugere sua função.

O gaitista Sergio Magarão (Lauro de Freitas/Ba)
O gaitista Antônio Luiz, o famoso "Tontom" (Lauro de Freitas/Ba)
Ramon El-Bachá, um apaixonado pelo instrumento (Salvador/Ba)
É interessante citar a história de Ramon. Admirador do instrumento, ele passou a frequantar os encontros do Papo de Gaita na Casa da Música de Itapuã em 2010 e, em uma das diversas demonstrações que lá foram feitas, conheceu a curiosa gaita baixo que chamou tanto a sua atenção que o fez aproveitar uma viagem à China para comprar uma harmônica semelhante.
Houve ainda participações de gaitistas mais experientes e atuantes na cena soteropolitana, tais como Breno Pádua, que apresentou duas autorais instrumentais – “Juanito Vai à Praia” e “Country Irlandes” – além de, juntamente com Luiz e Ramon, improvisar um trio de gaitas inédito em Salvador, com duas gaitas diatônicas e uma gaita baixo...(quem sabe isso pode ser levado adiante...)


Breno Pádua, Luiz Rocha e Ramon El-Bachá
...o gaitista Diego Orrico comentou sobre suas influências do Jump Blues, demonstrando trechos de canções de gaitistas como Kim Wilson. Ele também tocou acompanhado por seus “playbacks mágicos".

O gaitista Diego Orrico (Salvador/Ba)

e a surpresa da noite, o veterano Leo Barros, ex-integrante do único trio baiano de harmônicas que foi sucesso na década de 60. Após anos sem tocar, em 2009, Leo se contagiou pela energia do projeto Papo de Gaita que lhe incentivou a dar vida novamente à sua gaita cromática. Participando dos eventos de 2010 e agora em 2011, ele sempre arranca os aplausos mais calorosos da noite!

O gaitista Leo Barros (Salvador/Ba)


Enfim, uma super Jam de encerramento com um slow Blues com tempo para todos deixarem a sua marca...




E assim cresce uma cena harmônica na cidade do acarajé e, mantendo essa energia, quem sabe, daqui a 4 anos poderíamos ter nosso próprio festival de harmônicas, convidando até gaitistas de outros estados...



Desde já, lembramos que o próximo evento será no mesmo local, dia 03/06, Sexta às 18h, gratuito. Seja um colaborador do Papo de Gaita, independente de possuir grande experiência ou não com o instrumento. Se você gosta de gaita faça parte dessa turma você também!
VISITE - www.papodegaita.com
CONTATE-NOS EM: contato.papodegaita@gmail.com
RECEBA NOSSAS POSTAGENS EM SUA CAIXA DE EMAILS! Basta seguir as instruções que estão na barra lateral direita desta página!

------------------------------------
Se você recebeu esta mensagem no corpo do e-mail, lembramos que é pelo fato de estar cadastrado como assinante do blog www.papodegaita.blogspot.com
Caso queira deixar de receber nossas postagens, clique aqui

3 comentários:

Breno disse...

Seis gaitistas soteropolitanos em um mesmo palco... Isso certamente é algum tipo de recorde... rsrsrs
Para o alto e avante!

Unknown disse...

Êpa! Ele foi feito para ser quebrado..não a gaita, claro! rsrs!

Dado Costa™ disse...

Só não teve mais por causa de uma maldita gripe... mas teremos mais oportunidades, eu sei disso...rsrsrs
Abração amigos!