Você sabia que na década de 60 existiu um trio de gaitas que se apresentou na TV Itapuã bem na terra do acarajé? Esta curiosidade será contada no vídeo de hoje.
Aliás, disponibilizarei aqui no blog 4 vídeos que contam, na sequência, alguns acontecimentos que considero importantes para o fortalecimento do cenário da gaita soteropolitana.
Importante lembrar que "Sotero" em latim significa "Salvador". O mesmo vale para a palavra grega "Soter". "Polis" é o mesmo de "Cidade". Daí o nome "Soteropolitano", que designa aquele que nasceu na capital da Bahia. Por isso escolhi o título "Contos Sotero-Harmônicos".
Postarei imagens dos eventos do Papo de Gaita SSA/BA em 2009 e 2010, onde foram realizados encontros de apreciadores da harmônica de boca na loja de Cd´s Pérola Negra e na Casa da Música de Itapuã no Abaeté, além de mostrar registros de grupos de gaita que surgiram como desdobramentos destes encontros, tudo com legendas que vão contando a história na sequência.
Nas primeiras reuniões do Papo de Gaita há onze anos, apareceu por lá o Sr. Leomiro Barros, agregando imensamente ao projeto com suas histórias e sua sacola de surpresas e relíquias, entre elas, uma gaita baixo. O presente vídeo se concentra em cenas de suas participações, que muito influenciaram os acontecimentos que serão mostrados nos próximos vídeos. Conto um pouco de sua história com a harmônica de boca, e da relevância de sua gaita baixo na cena gaitística soteropolitana.
Vale citar a presença do saudoso amigo guitarrista, produtor musical e cantor de blues Álvaro Assmar, prestigiando e aplaudindo o evento lá no final deste vídeo.
Enfim, vamos ao primeiro vídeo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário