sexta-feira, 2 de julho de 2010

SEMANA PAPO DE GAITA EM SALVADOR/BA

Para os apreciadores da gaita, vem aí a “Semana Papo de Gaita” com uma série de eventos voltados aos fãs da harmônica de boca na capital baiana e região Metropolitana!



O projeto Papo de Gaita, coordenado pelo gaitista baiano Luiz Rocha, promove uma série de eventos no mês de julho, para difundir a cultura do instrumento na capital baiana. Para tanto, será realizada a Semana Papo de Gaita que recebe no dia 10 de julho a visita do paulista Melk Rocha, gaitista e Idealizador da Bends Harmônicas. Ele participará do encontro na Casa da Música de Itapuã, ministrando um workshop sobre a gaita e sua produção numa das mais modernas fábricas de harmônica do mundo, a Bends. Haverá espaço para bate papo com o público, demonstrações de técnicas, realização de pocket shows dos gaitistas presentes, com palco aberto também aos iniciantes e sorteio de brindes.

Melk Rocha no Sesc Pompéia


Nos dias 15 e 16 de julho, os soteropolitanos poderão conferir  também um  Bends Workshop  na Fox Trot Piedade + dois shows especiais da banda H3O Harmônica Trio, com participação especial do próprio Melk Rocha. As atividades acontecem na loja de instrumentos Fox Trot (workshop), e nas casas de espetáculo B-23 no Itaigara e Irish Pub no Porto da Barra.


Melk Rocha, Ivan Marcio e Luiz Rocha - Foto de Karlis Smits no Stand da Bends Harmônicas na Expo Music 2009 em São Paulo.



O projeto:
 
O projeto Papo de Gaita é uma idealização do gaitista Luiz Rocha (endorsee Bends) com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Casa da Música, Bends Harmônicas, Mauro Ybarros Design, Mitos Culture Club e do Balcão do Músico. Juntamente com seus amigos de sopro Diego Orrico e Breno Pádua, Luiz vem difundido a cultura do instrumento entre admiradores da gaita residentes em Salvador e região metropolitana, sejam estudantes, músicos profissionais ou curiosos. Atualmente o projeto concorre à 3ª edição do Prêmio Cultura Viva e encontra-se em seu segundo ano de realização.


Melk Rocha: http://www.myspace.com/melkrocha


Melk Rocha iniciou na gaita há 15 anos. Seu primeiro professor foi Luiz Marcondes, com quem teve aula durante 8 meses e lhe ensinou as principais técnicas da gaita blues.
Depois Melk conheceu Ulysses Cazallas, que lhe incutiu a paixão pela gaita, revelando os segredos do instrumento e mostrando as técnicas dos grandes gaitistas nacionais e do mundo.

A primeira banda foi o Expresso Tennessee, apresentada por Ulysses. Tocaram juntos por 5 anos, com apresentações em casas como Bourbon Street e Mister Blues. 

Em paralelo, Melk dava aulas e fazia manutenção, nutrindo o sonho de um dia viver de gaitas. Em 2004 isso se tornou realidade ao fundar a Bends Harmônicas. De lá para cá a empresa adquiriu corpo, com projeção e respeito em todo mundo, sendo referência de qualidade no mercado musical.

 Na foto, batida por Karlis Smits, da esquerda para a direita: Luiz Rocha, Sergio Duarte, Marcelo Naves, Melk Rocha, Danilo Simi e Thiago Cerveira no stand da Bends na Expo Music 2009 em São Paulo.


A dedicação à fabricação de gaitas não impediu Melk de continuar tocando e transmitir seus conhecimentos. Hoje ele tem o projeto Aprenda Gaita Grátis, curso virtual via site da Bends, com mais de 10 mil alunos cadastrados!

Atualmente, apresenta-se na banda Mississipi Saxophone junto a Ivan Márcio e Márcio Maresia, onde resgatam com fidelidade a sonoridade da gaita dos anos 50 e 60, interpretando clássicos do período apoiados em equipamentos vintage, com amplificadores e microfones da época.

Nesses anos todos Melk Rocha pode dizer que já tocou com quase todos os nomes da gaita blues nacional e internacional, incluindo Garry Smith, Steve Guyger e Rick Estrin.



Um comentário:

Leonardo disse...

O que dizer do último Papo de Gaita (10 de Julho)realizado Casa da Música, desta edção!?!?!??!?

FOI MMUUUUUUIIIIIIITO BOOOOOOOOM!

Mais uma vez, obrigado ao Luiz Rocha pelo grande evento que idealizou e efetivou!

Isso demonstra que temos em nosso meio (baiano) um excelente profissional, dedicado à difusão da Harmônica na Bahia e regiões, e tornando o sonho de muita gente uma realidade!


PARABENS LUIZ E A TODOS OS QUE ESTIVERAM A FRENTE DESTE PROJETO!

CONTINUEM FIRME!!!