quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Faça-me dançar com a sua gaita

Na minha opinião, a gaita é um instrumento injustiçado pelo estigma de pouca versatilidade. Se pensarmos que o esquema de afinação da gaita diatônica que utilizamos hoje foi inventado no início do século 19 na Europa e que o instrumento, ao longo de mais de um século, serviu a estilos de música popular de diversos países até se consagrar na linguagem do blues norte americano, podemos começar a entender o tamanho da injustiça. Não me entendam mal, não quero aqui desdenhar do blues, estilo que ouço, toco e muito aprecio. Apenas penso que alguns fatos precisam ser considerados...

É preciso reconhecer que a gaita foi inventada para propósitos diferentes dos que terminaram por caracterizá-la na contemporaneidade. Isso significa que o instrumento adaptou-se a necessidades que surgiram ao longo de sua história sem que houvesse modificações em seu arranjo estrutural. Uma gaita de hoje difere muito pouco de uma gaita do início do século retrasado... No entanto, a forma de tocar o instrumento modificou-se e adaptou-se ao longo do tempo.

O que podemos tirar disso tudo? Quase duzentos anos de diferentes sotaques e linguagens que podem ser revisitados, recombinados e acrescidos de novas concepções estéticas...

Vejamos algumas possibilidades diferentes:

Dance music: Fais-moi danser avec ton harmonica
http://www.youtube.com/watch?v=zTA0BtCiVwU

Hip hop: Ultimate harp jam
http://www.youtube.com/watch?v=kqvnIalGgBk

Heavy Metal: Paranoid - Black Sabbath Rock Harmonica
http://www.youtube.com/watch?v=wwLHlL8M2EA&feature=related

Isso me faz refletir: Daqui há dois séculos, do que a gaita será capaz?

8 comentários:

Tonton disse...

Pô man... eu não sou la esses gaitistas todo, mas toco musicas romanticas e brega com as minhas gaitas... concordo bastante com o q vc diz. O blues é a coisa linda da mamãe, mas a gaita é maior! Esse "Fais" faz uns overs invocados, bem na fritura!! BALA!

Luiz Rocha disse...

Eu me impressionei com o cara do Heavy Metal - Paranoid - Black Sabbath Rock Harmonica. Puts, que timbre iraaaaaaado. Rapaz, depois de ouvir isso eu fiquei anestesiado. Que pedais esse cara deve ter utilizado? Quem poderia nos responder isso seria o Leandro Ferrari (Endorsee Bends)muito conhecido por utilizar pedais e pedaleiras para gaita, transformando-a praticamente em outro instrumento. O Segundo vídeo trata-se de uma ttécnica chamada "Harmônica Beatbox" e pode-se encontrar muitos vídeos dessa modalidade no youtube, como esse daqui (http://www.youtube.com/watch?v=mdbGYWNBfiU).

E meu amigo Tontom, o cara do primeiro vídeo não utilizou nenhum over. Ele apenas estava com 3 gaitas na mão e explorou "posições" diferentes.

Tonton disse...

No auge da fritura dele rola uns overs, não? aos 4:00 minutos ele faz uns sons estranhos ai... bom... sao os bends normais soprados isso?

Luiz Rocha disse...

Bom, nem sempre que você ouve melodias e desenhos de riffs diferentes significará overs. O cara está utilizando outras posiçõess e tenho quase certeza que está com gaitas em afinações diferentes. Pode estar com uma afinação country, onde o 5a é aumentado em meio tom. Não sei ao certo, vou tentar descobrir e te falo, mas tenho certeza que não é ouver.

Breno disse...

Num dos comentários do video no Youtube, o gaitista esclarece o que utilizou na música:

primeira posição e quinta para o solo no final.
Gaitas em Eb, Dm and F.

O que achei muito legal, também, foi a batida de pé dele... o cara parece que está fazendo sapateado...

Luiz Rocha disse...

Rapaz, ele literalmente está sapateando. Aquilo são técnicas de sapateado, sem dúvida. O que eu fico curioso também e de saber que placa de madeira é aquela. Será que foi desenvolvida por um especialista para emitir aqueles sons com a batida do pé?

Uma vez conheci um cara que fabrica instrumentos de percussão. Perdi o contato dele, mas tenho muita vontade de achá-lo para tentar encomendar algum instrumento pequeno que produza um som semelhantte ao de um bumbo. Algo que seja menor do que um cajon.

Quanto às posições na gaita, vou tentar o que o Breno disse, hehehe

Dado Costa™ disse...

Apesar de entender pouco sobre assunto de over e outras técnicas (por enquanto), pecebi quanta versatilidade cada um dos "artistas" possui.

Acredito que devem ter estudado muuuuito pra poderem chegar nesse "nível" de "expressão gaitomaniaca"... Eu fiquei muito impressionado com cada apresentação... Eu já tinha visto o 2º vídeo e gostei pacas mas, ao rever, parece novidade de novo (sendo bastante enfático).

De fato essas demonstrações nos fazem pensar o quanto a gaita tem o poder de se combinar com cada época, com cada estilo e, PQ não dizer, necessidade musical. Me estimulou mais ao estudo da harmônica. (Inclusive quero dizer Q acabei de aprender a fazer bend de 1 ton no orificio 2 ontem e tô felix pra cacildes! rsrs).

E essa aqui é pra Ton Ton: hehehe

Vinicius Lago disse...

Deixo aqui um link para quem quiser ver uma dança bem interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=irXywhqP1ho&feature=related