domingo, 5 de dezembro de 2010

PARCERIAS REDEM BOAS AMIZADES

Tudo começou quando, em 2006, a convite de um amigo, fui assistir a banda Black Grooves no Pelourinho em Salvador/Ba e, desde então, toda semana eu estava lá prestigiando o som e realizando participações especiais com este grupo de Blues e Soul. Eu era uma espécie de "membro honorário" da banda que me rendeu boas amizades. Lá conheci o músico Mauro Ybarros, e vim descobrir que, este cara realiza um trabalho de design gráfico ímpar!

Nessa época eu estava iniciando como gaitista solo e colhendo material para meu 1º álbum "Pise Fundo". Foi então que firmamos uma parceria, e desde 2006 Mauro vem elaborando cartazes, panfletos, web flyers, cartões, camisas, além do encarte do Álbum "Pise Fundo" e todo material de divulgação do projeto Papo de Gaita, incluindo as logomarcas “Papo de Gaita” e "Luiz Rocha & Banda". E nessa brincadeira foi fácil nos tornar grandes amigos!

Mauro é autodidata e iniciou suas atividades como estagiário, layout man e diretor de arte em propaganda no ano de 1988. Alguém se lembra da capa do primeiro disco de Edson Gomes, cantor de reggae, em 1989? Ali foi o seu primeiro trabalho como designer gráfico. Daí ele passou por várias agências de Salvador como Diretor de Arte e, até o final de 2007, exerceu os cargos de Diretor de Criação / Designer Coordenador na Marcativa Comunicação Integrada, onde fez também redação publicitária de anúncios, spots e VT´s, roteiros para documentários institucionais, além de ilustrar, fazer planejamento e desenvolver campanhas publicitárias e de comunicação para diversos clientes, como Monsanto, Dow, AmBev e Votorantim, dentre outros.



Em paralelo, Mauro dedica-se à prática e à divulgação do Design Gráfico em seu próprio estúdio - Mauro Ybarros Design - criando logomarcas, projetos gráficos de revistas, capas de cd e livros, embalagens e identidade corporativa para vários clientes locais e nacionais. Para quem mora em Salvador e quer tirar a prova, basta visitar o bar Route 66 Choop House e se deliciar com o design aplicado desde a faixada, cardápio, arte nas mesas do bar até o teto e as paredes do banheiro. Aproveitem e descubram o que está escrito, se não me engano, na placa da moto que há na ilustração da faixada do bar.

 




Ybarros também edita uma revista eletrônica sobre o design gráfico de nome “dois: pontos” e realiza exposições individuais utilizando técnica de ilustração digital, mas sua especialização são os projetos gráficos na área de artes, com aproximadamente 20 capas de discos para bandas de Salvador, cartazes e posters para shows, exposições e peças de teatro, além de camisetas, cenários e direção de fotografia.

Em projetos paralelos esse "poeta" também roteirizou, co-dirigiu e atuou como músico no espetáculo “Essa é a vida que eu quis”, com o ator/cantor Ricardo Castro, em homenagem / tributo a Cazuza, no Teatro ACBEU e em curta temporada no Teatro do IRDEB. 

Ele é contrabaixista e fã da música mundial, com preferências para o Blues, Rock, Jazz, MPB e Bossa, gêneros que são conteúdo das centenas de livros e cd´s encontrados nas suas prateleiras. Essa vasta coleção, somada às suas experiências de vida são a fonte e inspiração de seu trabalho, o que contribuiram para ele amadurecer outro grande talento, o de compositor. Estou rascunhando meu 2º álbum e, sem dúvida, além da criação, haverá uma ou duas canções em parceria com ele.


CONTATOS:
Mauro Ybarros
http://mauroybarros.daportfolio.com/
(71) 9-96094186

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dia do músico atrasado

O título desta postagem é ambíguo... O dia do músico foi na segunda feira (22/11), quando acompanhei Luiz em uma aventura em Feira de Santana. A loja de instrumentos musicais Som Brasil organizou um evento de comemoração na Avenida Getúlio Vargas (Feira de Santana) e a Bends Harmônicas apoiou com a presença de seu endorsee, Luiz Rocha, para abrilhantar o evento.

Até ai tudo bem... O problema é que pegamos um engarrafamento de uma hora na estrada em que maior parte do tempo ficamos totalmente parados com o carro desligado. Gaitas na mão, fizemos um pequeno concerto de duas gaitas para nós mesmos... Lembro que iniciamos a compor uma música que era mais ou menos assim:

Indo pra Feira de Santana
Eu sigo atrás de um caminhão
Debaixo de um sol escaldante
Vou até na contra-mão (...)

Esse episódio corrobora com a minha tese de que o engarrafamento é o melhor amigo do gaitista... Enfim, chegamos em Feira e o evento, assim como nós, estava atrasado, o que foi conveniente.

Luiz Rocha em Feira de Santana no dia do músico (atrasado)

Então, feliz dia do músico, atrasado, para os músicos de plantão...

sábado, 20 de novembro de 2010

A GAITA NOS LÁBIOS DA FAMA!

A one, a Two, a One, Two Three....No Rock And Roll e na música Folk, músicos de fama utilizaram a gaita para executar solos e riffs (pequenos temas tocados ao longo de uma canção de forma repetitiva). Bob Dylan desenvolveu um estilo próprio que se tornou modelo para inúmeros músicos folk como Bruce Springsteen.

Bob Dylan


Bruce Springsteen


Em 1962, "Hey Baby", cantada por Bruce Channel, tinha um belo solo de gaita e fazia grande sucesso entre os jovens na Inglaterra e nos EUA. No blog Vitrola Minha Vitrola pode-se encontrar um trecho que diz “A harmônica renitente de James Ray em “If You Gotta Make a Fool of Somebod”’ ou a de Bruce Channel em “Hey Baby” influenciou os Beatles em temas como “Little Child” ou “Love Me Do” que contém solos de gaita.” 

Bruce Channel em Hey Baby


James Ray em If You Gotta Make a Fool of Somebody 


Estive lendo uma matéria dizendo não só que John Lennon foi influenciado por esta música, mas que suas performances na gaita foram um dos fatores no sucesso das gravações dos Beatles no início de carreira. De fato, muitos sucessos dessa fase inicial apresentam execuções de gaita e elas são um fator diferencial entre as canções da época. Um dos álbuns que mais contém gaita, segundo fãs, é o “Please Please Me”.

Love Me Do

Litlle Child



“Exile On Main St.” é considerado por muitos o álbum mais representativo da carreira dos ROLLING STONES. O Lado B privilegia a música country. A acústica “Sweet Virginia” tem vocais nitidamente inspirados nos trejeitos do músico norte americano e traz um belo trabalho de Mick Jagger na gaita.

Mick Jagger (Rolling Stones) – Sweet Virginia”


Bandas influenciadas pelos Stones: Led Zeppelin, Aerosmith, Black Crowes e quase todas as outras que surgiram depois de 1963. No vídeo abaixo veja as melhores performances de Steven Tyler (vocalista da Aerosmith ) na gaita. 

Steven Tyler - Gaita



Postagem: Luiz Rocha

sábado, 13 de novembro de 2010

Era uma vez no oeste

Hoje assisti ao clássico filme western do diretor Sergio Leone, Era uma vez no oeste, com Henry Fonda e Charles Bronson. Excelente fotografia, bons diálogos e trilha sonora monumental. O compositor Enio Morricone é o mestre da trilha sonora western spaghetti.

O personagem de Charles Bronson é um homem enigmático, cujo nome não é revelado no filme. Curiosamente, o que define sua identidade é a gaita que carrega amarrada no pescoço e toca como que anunciando a morte de suas vítimas...

"...você sabe algo sobre um homem que anda por aí tocando uma gaita? Ele é alguém que você se lembraria. Em vez de falar ele toca... E quando seria melhor que ele tocasse, ele fala..."


Bronson termina sendo chamado de Harmônica, na falta de um nome, e faz jus ao apelido... Várias cenas do filme têm a gaita como elemento importe, fazendo da trilha sonora um argumento imprescindível para a condução do enredo.

No link abaixo você pode assistir a uma cena emblemática do filme, o duelo:
http://www.youtube.com/watch?v=DyvzfyqYm_s

Espero que os gaitistas não adotem esse tipo de duelo nas jams... rsrs
Fica a dica do filme pra quem quiser ver gaitas e tiros.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Faça-me dançar com a sua gaita

Na minha opinião, a gaita é um instrumento injustiçado pelo estigma de pouca versatilidade. Se pensarmos que o esquema de afinação da gaita diatônica que utilizamos hoje foi inventado no início do século 19 na Europa e que o instrumento, ao longo de mais de um século, serviu a estilos de música popular de diversos países até se consagrar na linguagem do blues norte americano, podemos começar a entender o tamanho da injustiça. Não me entendam mal, não quero aqui desdenhar do blues, estilo que ouço, toco e muito aprecio. Apenas penso que alguns fatos precisam ser considerados...

É preciso reconhecer que a gaita foi inventada para propósitos diferentes dos que terminaram por caracterizá-la na contemporaneidade. Isso significa que o instrumento adaptou-se a necessidades que surgiram ao longo de sua história sem que houvesse modificações em seu arranjo estrutural. Uma gaita de hoje difere muito pouco de uma gaita do início do século retrasado... No entanto, a forma de tocar o instrumento modificou-se e adaptou-se ao longo do tempo.

O que podemos tirar disso tudo? Quase duzentos anos de diferentes sotaques e linguagens que podem ser revisitados, recombinados e acrescidos de novas concepções estéticas...

Vejamos algumas possibilidades diferentes:

Dance music: Fais-moi danser avec ton harmonica
http://www.youtube.com/watch?v=zTA0BtCiVwU

Hip hop: Ultimate harp jam
http://www.youtube.com/watch?v=kqvnIalGgBk

Heavy Metal: Paranoid - Black Sabbath Rock Harmonica
http://www.youtube.com/watch?v=wwLHlL8M2EA&feature=related

Isso me faz refletir: Daqui há dois séculos, do que a gaita será capaz?

domingo, 7 de novembro de 2010

Imagens e estórias

Mais um Jam... Mais uma noite de gaita... Mais estórias...
...e mais um post no blog, como não poderia deixar de ser.

Diferente de um relato de como foi a noite, eu gostaria apenas de contar algumas estórias. Na verdade, deixar que imagens contem estórias...


Lauro´s Jam: Antônio Tontom mostra a Gaita Blues de Luro de Freitas.


É impressão minha ou já vi essa figura numa encruzilhada do Mississipi: Luiz Rocha jogando um feitiço na platéia...


O palco alternativo: Leo, Aleluia e Ellington usaram a Jam como backing track para praticar... rsrs


Laurent, o baterista trompetista.



Rock Pauleira: Diego Orrico e Julio Moreno tocam AC/DC.


Bossa Blues: Lon Bové e seu elegante blues com tempero de bossa nova.


Take me home country roads: Paulo Raio e Luiz Rocha tocam o clássico de John Denver.


Meu irmão Ivan disse que da próxima vez ele também quer óculos 3D para enxergar as coisas do mesmo jeito que a gente... rsrs


Quem foi com certeza tem outras estórias pra contar...

Quem não foi, ai é outra estória...

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Esquentando as palhetas...

Sexta passada estive no ensaio com Luiz, Diego, Julio e Laurent...
Algumas coisas eu pude observar:

1- Para um baterista, Laurent toca bastante contrabaixo.
2- Nossas piadas dificilmente se esgotam.
3- O velho trio de gaitas não enferrujou.
4- Quem perder essa jam de sexta será uma pessoa menos feliz...


Da esquerda para a direita: Diego, Julio, Laurent, Breno e Luiz


Jam Session Papo de Gaita: Luiz Rocha e convidados
Com os Gaitistas Breno Pádua, Diego Orrico, Sergio Magarão
e Antônio "Tontom"

Quando?
Sexta-feira, dia 05 de novembro, à partir das 21h

Onde?
no Mariana Restaurante & Eventos
Rua Alagoinhas, 56, Rio Vermelho, Parque Cruz Aguiar, Salvador/Ba.

Quanto?
R$10,00

Informações e reservas:

www.papodegaita.com / contato.papodegaita@gmail.com / (71) 3334-4346

sábado, 30 de outubro de 2010

Gaita Animada

Horas atrás recebi o convite de luiz para contribuir com postagens no blog... Mais um convite que não posso recusar. Como a maioria que acessa o papo de gaita, cultivo uma certa obsessão pela gaita. Isso me rende acesso a uma série de conteúdos, de naturezas diversas, com um ponto em comum, o instrumento. Hoje por exemplo, assisti a essa animação entitulada "Harmonica".

http://www.youtube.com/watch?v=MJxKihGIgrI


Devo adimitir que me identifico com o personagem principal, embora não compartilhe de sua melancolia... rsrs

Por falar em animação, gaita e convite... Espero ver todos vocês no Mariana na sexta-feira (05/11) para curtir muita gaita, com solos, duos e trios. Infomações mais detalhadas no www.papodegaita.com.

Bom final de semana a todos!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jam Papo de Gaita no Mariana - 17/09 Sexta 21h

Esta é uma atualização do blog www.papodegaita.blogspot.com. Caso receba esta divulgação em sua caixa de emails, significa que alguém te encaminhou ou você a recebeu automaticamente no ato da postagem por ser um assinante da página.
-------------------------------


Em edição especial,  o Projeto Papo de Gaita reúne os fãs da Harmônica de boca para uma noite de Jam Session no Mariana Restaurante!


Após duas temporadas de encontros voltados para aficcionados da harmonica de boca, o Projeto Papo de Gaita promove Jam Session especial neste próximo dia 17 de setembro (sexta-feira), às 21h. O evento traz como atração show acústico com o gaitista Luiz Rocha (Endorsee Bends Harmônicas e idealizador do Papo de Gaita), acompanhado por Julio Moreno no violão e Jorge “King Cobra” na percussão. A noite reserva muitas atrações, como a participação do gaitista Breno Pádua, que fará um duo de gaitas com Luiz. Participarão também o violonista Amadeu Alves, a cantora e compositora Aimê El-bachá, além de Candice Fiais que tocará gaita acompanhada pelo guitarrista Icaro Britto. O evento será uma boa oportunidade para gaitistas iniciantes colocarem os seus dotes musicais a prova, participando desta Jam que acontecerá no Mariana Restaurante & Eventos. A entrada custa apenas R$10 (dez reais) e dá direito a participação em sorteios de Brindes!! Luiz Rocha prepara-se para realizar apresentações e workshops nas cidades de Santo André e Santos (São Paulo), fazendo deste evento do dia 17 a sua “saideira” do mês de Setembro. Confira um pouco do repertório da noite!


O Que?  
Jam Papo de Gaita com Luiz Rocha e convidados

Quando?  
Sexta-feira, dia 17 de setembro, às 21h

Onde?
O Mariana Restaurante & Eventos situa-se à Rua Alagoinhas, 56, Rio Vermelho, Parque Cruz Aguiar, Salvador/Ba. É um ambiente acolhedor e sofisticado estando entre uma das melhores opções de restaurante do Rio Vermelho. Há um amplo espaço para realização de eventos, ambiente climatizado, com pista de dança,  sonorização e iluminação cênica, ar condicionado, serviços de bar e capacidade para 100 pessoas circulando confortavelmente.

Clique para ver o mapa:


Quanto? R$10,00
Reservas: (71) 33344346

Dúvidas sobre o evento - contato.papodegaita@gmail.com /  (71) 99555813




domingo, 25 de julho de 2010

5º Fórum Hrmonicas Brasil.

Repassando anuncio recebido no grupo Gaita-l


Convido aos irmãos de sopro para conhecer um dos maiores eventos de gaita da américa latina:

5º Fórum Harmonicas Brasil.

Maiores informações - www.forumharmonicas.com.br

espero vocês por lá
No lançamento do nosso disco O Que é Que Eu Toco Pra Ganhar Dinheiro?

Grande abraço.
Diogo Farias
 

sábado, 24 de julho de 2010

QUEM NUNCA JOGOU SUPER MÁRIO BROS????

Estive conversando com Leonardo Costa, que me apresentou o link deste vídeo. Achei muito engraçado, o cara no video é viciado mesmo, tirou a música todinha...e eu estou postando aqui o vídeo e a tablatura da primeira parte da música! Boa sorte! As setas pra cima significam "over blow"


http://www.youtube.com/watch?v=3GtvLj8K1F4&feature=player_embedded


SUPER MARIO BROS

6s  6s  6s  5s  6s  7s  2a

2x (4s  2a  2s  3ab*  3a  3ab  3ab*  2a  4s  5s  6s  6a  5a  6s  5s  4s  4a  3a)


6s  5s↑  5a  4a  5s  2a  3ab*  4s  3ab*  4s  4a
6s  5s↑  5a  4a  5s  7s  7s  7s


6s  5s↑  5a  4a  5s  2a  3ab*  4s 
3ab*  4s  4a  4s↑  4a  4s

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PAPO DE GAITA AGRADECE

É com enorme satisfação que a produção do Projeto Papo de Gaita agradece a todos que contribuíram para a sua realização. Após o sucesso de mais uma temporada do Encontro Papo de Gaita na Casa da Música de Itapuã, fechamos o semestre com chave de ouro com a semana de  eventos especiais direcionados ao público apreciador da harmônica em Salvador/BA.

O Papo de Gaita agradece especialmente a Lívia Rangel (assessora de imprensa), Vinícius Lago do Balcão do Músico, David Pádua e Breno Pádua (fotos), Alexandre Guimarães (Filmagem), Milena Franco, Sergio Magarão e Leonardo Costa (assistentes de produção). A todos os gaitistas que deram sua contribuição - Diego Orrico, Tontom, Candice Fiais, Brian Knave, Ramon, Leo Barros, Melk Rocha, aos integrantes do H3O e os guitarristas convidados Icaro Britto e Everton Viana. Valeu a toda equipe da Casa da Música, Amadeu Alves (Coordenador), Joãozinho (sonorização), Vanice (Assistente) e todos os nossos patrocinadores - FUNCEB, Bends Harmônicas, Mauro Ybarros Design, Mito Culture Club e Balcão do Músico. Em breve traremos mais novidades!

Leiam o texto completo de agradecimentos no site da Bends clicando aqui





sexta-feira, 2 de julho de 2010

SEMANA PAPO DE GAITA EM SALVADOR/BA

Para os apreciadores da gaita, vem aí a “Semana Papo de Gaita” com uma série de eventos voltados aos fãs da harmônica de boca na capital baiana e região Metropolitana!



O projeto Papo de Gaita, coordenado pelo gaitista baiano Luiz Rocha, promove uma série de eventos no mês de julho, para difundir a cultura do instrumento na capital baiana. Para tanto, será realizada a Semana Papo de Gaita que recebe no dia 10 de julho a visita do paulista Melk Rocha, gaitista e Idealizador da Bends Harmônicas. Ele participará do encontro na Casa da Música de Itapuã, ministrando um workshop sobre a gaita e sua produção numa das mais modernas fábricas de harmônica do mundo, a Bends. Haverá espaço para bate papo com o público, demonstrações de técnicas, realização de pocket shows dos gaitistas presentes, com palco aberto também aos iniciantes e sorteio de brindes.

Melk Rocha no Sesc Pompéia


Nos dias 15 e 16 de julho, os soteropolitanos poderão conferir  também um  Bends Workshop  na Fox Trot Piedade + dois shows especiais da banda H3O Harmônica Trio, com participação especial do próprio Melk Rocha. As atividades acontecem na loja de instrumentos Fox Trot (workshop), e nas casas de espetáculo B-23 no Itaigara e Irish Pub no Porto da Barra.


Melk Rocha, Ivan Marcio e Luiz Rocha - Foto de Karlis Smits no Stand da Bends Harmônicas na Expo Music 2009 em São Paulo.



O projeto:
 
O projeto Papo de Gaita é uma idealização do gaitista Luiz Rocha (endorsee Bends) com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Casa da Música, Bends Harmônicas, Mauro Ybarros Design, Mitos Culture Club e do Balcão do Músico. Juntamente com seus amigos de sopro Diego Orrico e Breno Pádua, Luiz vem difundido a cultura do instrumento entre admiradores da gaita residentes em Salvador e região metropolitana, sejam estudantes, músicos profissionais ou curiosos. Atualmente o projeto concorre à 3ª edição do Prêmio Cultura Viva e encontra-se em seu segundo ano de realização.


Melk Rocha: http://www.myspace.com/melkrocha


Melk Rocha iniciou na gaita há 15 anos. Seu primeiro professor foi Luiz Marcondes, com quem teve aula durante 8 meses e lhe ensinou as principais técnicas da gaita blues.
Depois Melk conheceu Ulysses Cazallas, que lhe incutiu a paixão pela gaita, revelando os segredos do instrumento e mostrando as técnicas dos grandes gaitistas nacionais e do mundo.

A primeira banda foi o Expresso Tennessee, apresentada por Ulysses. Tocaram juntos por 5 anos, com apresentações em casas como Bourbon Street e Mister Blues. 

Em paralelo, Melk dava aulas e fazia manutenção, nutrindo o sonho de um dia viver de gaitas. Em 2004 isso se tornou realidade ao fundar a Bends Harmônicas. De lá para cá a empresa adquiriu corpo, com projeção e respeito em todo mundo, sendo referência de qualidade no mercado musical.

 Na foto, batida por Karlis Smits, da esquerda para a direita: Luiz Rocha, Sergio Duarte, Marcelo Naves, Melk Rocha, Danilo Simi e Thiago Cerveira no stand da Bends na Expo Music 2009 em São Paulo.


A dedicação à fabricação de gaitas não impediu Melk de continuar tocando e transmitir seus conhecimentos. Hoje ele tem o projeto Aprenda Gaita Grátis, curso virtual via site da Bends, com mais de 10 mil alunos cadastrados!

Atualmente, apresenta-se na banda Mississipi Saxophone junto a Ivan Márcio e Márcio Maresia, onde resgatam com fidelidade a sonoridade da gaita dos anos 50 e 60, interpretando clássicos do período apoiados em equipamentos vintage, com amplificadores e microfones da época.

Nesses anos todos Melk Rocha pode dizer que já tocou com quase todos os nomes da gaita blues nacional e internacional, incluindo Garry Smith, Steve Guyger e Rick Estrin.



quarta-feira, 16 de junho de 2010

AGRADECIMENTOS - PAPO DE GAITA 12/06

Olá, amigos do sopro!
 
É com enorme satisfação que compartilhamos um pouco do que foi a edição especial do encontro Papo de Gaita do dia dos namorados, realizado com muito sucesso, neste último sábado (12/06/10), na Casa da Música de Itapuã no Abaeté, Salvador/Ba! É importante salientar que todas as fotos nesta postagem foram batidas por Breno Pádua e podem ser encontradas juntamente com as demais fotos do projeto no site www.papodegaita.com


Depois de duas entrevistas em rádios locais, matérias em sites, divulgação em mala direta etc., pudemos perceber uma variação de público, o que é essencial para a circulação do projeto. Somos gratos à Lívia Rangel (assessoria de imprensa). Nos primeiros trinta minutos, as pessoas foram chegando, a energia foi aumentando e o evento foi enriquecendo a começar com a participação especialíssima da dançarina Tayane Bragança, que ensaiou um número de dança do ventre ao som de "Reel Around the Sun" do gaitista Brendan Power.



Na seqüência, um bate papo com o gaitista Luiz Rocha que falou sobre algumas técnicas utilizadas no instrumento como o “efeito wha wha” e os Bends. Para incentivar ainda mais o público presente, sorteio de brindes da Bends Harmônicas!!!



Tivemos a presença do guitarrista californiano Lon Bové e seu amigo contrabaixista Gil que fizeram um repertório super romântico para agradar os casais presentes. Eles foram acompanhados pelos gaitistas Diego Orrico e Tontom. Este último, aluno de Diego e frequentador assíduo do Papo de Gaita, surpreendeu a todos com a sua evolução no instrumento. 



Ainda tivemos uma mostra do vídeo oficial do Papo de Gaita 2009, realizado na Pérola Negra, e, em seguida, uma pequena apresentação do H3O Harmônica Trio. 
 
 
 
Atentos com a produção musical e o ensino da mesma nas escolas, convidamos Vinícius Lago (fundador do Balcão do Músico) para falar um pouco sobre o assunto e em seguida tivemos  uma rápida palestra sobre amplificação da Harmônica, gentilmente cedida pelo gaitista Diego Orrico. 


No encerramento, mais música com o gaitista Breno Pádua acompanhado do violão base de Everton Viana e a apresentação surpresa do gaitista Ramon (iniciante no instrumento). Este  último surpreendeu a todos com os solos de baião, ao som da gaita base de Luiz Rocha e percussão de Amadeu Alves (Coordenador da Casa da Música).


    
O Papo de Gaita agradece mais uma vez ao público e todos que colaboraram conosco. Um muitíssimo obrigado à Lívia Rangel (assessora de imprensa), Vinícius Lago e Breno Pádua (fotos), Alexandre Guimarães (filmagem), Sergio Magarão e Milena Franco (assistência de produção) e Diego Orrico (por suas dicas sobre amplificação). Valeu a toda equipe da Casa da Música, Amadeu Alves (Coordenador), Joãozinho (sonorização), Vanice (Assistente) e todos os nossos patrocinadores - FUNCEB, Bends Harmônicas, Mauro Ybarros Design e Balcão do Músico.

Saúde e paz para todos e até o próximo Papo de Gaita no dia 10 de Julho!




    Atenciosamente,
    a produção.

terça-feira, 15 de junho de 2010

DEU SAUDADE DE CAMPINAS

Grande Gazela! Estamos postando material para a turma daqui saber quem é você, uma vez que citamos seu nome ao falar do Prejeto Walterama na postagem anterior e você logo em seguida nos deixou um comentário!

Pois é pessoal, esse é o cara que me sequestrou e me manteve em Campinas num cativeiro chamado Escola de Música Master Guitar, onde rolava os workshops antes do projeto Pizza e Gaita.


Foto de Karlis Smits batida no stand
da Bends na Expo Music - Paulo Gazela e Luiz Rocha

Uma coisa que a turma não sabe, e, que vou revelar aqui: quando voltei de Campinas pela segunda vez após ter participado do Pizza e Gaita, desejei ardentemente fazer um projeto semelhante em Salvador. Arrumei um espaço chamado Pérola Negra Cd´s, que ficava ao lado de um point muito conhecido chamado "Point do Acarajé". A questão é que o tão falado "Papo de Gaita" antes seria "Acarajé com Gaita". Só que o Point que servia um dos melhores acarajés da cidade simplesmente   fechou e eu não podia disperdiçar a oportunidade de ter o espaço  ao lado em mãos. Logo tive que reformatar a proposta e pensar num novo nome. Assim surgiu o "Papo de Gaita".
 


Só não lembro o nome do cara com a lata na mão (a direita), mas da esquerda para a direita: temos: Rodrigo Eisinger (Endorsee Bends), Adaury, Gazela, Osmar Melo, eu, Fernando Xavier, (Endorsee Bends) Igor, X e Rafael. Eita saudade do clima frio de Campinas e o Blues do Gazela rolando solto, hehehe. Abaixo, o Pizza e Gaita, que infelizmente acabou, mas torço para que um dia volte a rolar!


Abraço a todos!
Luiz Rocha




sábado, 12 de junho de 2010

H3O HARMÔNICA TRIO


"H30" dos gaitistas baianos Luiz Rocha, Diego Orrico e Breno Pádua:

O Clube do Blues, que vem agitando o Groove Bar, em Salvador, apresentando grandes músicos do Blues nacional e local, promoveu, na primeira edição de junho, dia 02.06, às 21h, a "Noite da Gaita", que trouxe como atração inédita o grupo H3O Harmônica Trio - liderado pelo gaitista Luiz Rocha e ainda Diego Orrico e Breno Pádua. A banda base do grupo é formada por Eric Assmar (guitarra), Tiago Toxa (teclados), Solovera (contrabaixo) e Brian Knave (bateria). 

A difusão da harmônica de boca tem em Luiz Rocha um grande representante com expressão local e nacional. Diego Orrico soma sua experiência adquirida no estudo do estilo West Coast (Jump Blues). Breno Pádua, que tomou aulas com ambos, vem mostrando os frutos de seu aprendizado com personalidade e desenvoltura com o instrumento. Juntos, eles vêm animando a cena da gaita em Salvador com blogs, podcasts, workshops e encontros do setor, como o Papo de Gaita. 

No repertório, classícos do blues, rearranjados para três gaitas, e canções autorais como "Amnésia" e "Papo de Gaita" , ambas de autoria e arranjos de Luiz Rocha. Há espaço ainda, para canções emblematicas da gaita, como "Stone fox chase" do gaitista Charlie McCoy, dentre outros temas e riffs envenenados por arranjos que lembram o naipe de metais em uma big band. 

Conheça o H30 Harmônica Trio lendo seus depoimentos:
Foto de Davi Pádua

Em 2007 (se não me engano), estive em São Paulo e contactei o gaitista Fernando Xavier (Endorsee Bends). Ele me falou sobre seu projeto “Walterama”, que viria a se presentificar como uma obra autoral, de apropriação livre de vários elementos de um dos mais influentes gaitistas de Chicago: Little Walter. Esse trabalho inovador foi lançado em 2009 e tinha como característica principal a execução de diferentes vozes nas três gaitas simultaneamente executadas por ele, Rodrigo Eisinger (Endorsee Bends) e Paulo Gazela (grande articulador de eventos de gaita e Blues em Campinas). Confesso que tal projeto, juntamente com o trio Mississipi Saxophone, dos Gaitistas da Bends Marcio Maresia, Ivan Marcio e Melk Rocha, me influenciaram bastante a pôr em prática uma idéia que eu e o Diego já vínhamos alimentando, inspirados em álbuns como o 'Harp Atack' e 'Superharps', gravados na década de 90.

Ao me cederam a data do dia 02/06 para fazer o show 'Luiz Rocha & Banda' no Groove Bar, já no embalo do projeto Papo de Gaita, eu pensei: 'É agora!!! Liguei para Diego e Breno e iniciamos rapidamente uma série de ensaios acústicos, regadas a boas risadas, fumaça, cerveja e Badoffs*.

*Badoff é um prato de comida com os restos de tudo que se tem disponível no momento, servido por Diego em sua casa nas noites de ensaio.

O nome H-3 (três harmônicas) sugerido por mim seria baseado no G-3 (trio de Guitarristas locais – Diego Andrade, Eric Assmar e Icaro Britto) que destacaram-se no projeto “Clube do Blues”. Logo, Diego Orrico acrescentou a última letra, “O” de Oxigênio e, desde então, podemos respirar tranquilamente, pois faltavam poucos dias para o show de estréia sem que tivéssemos um nome definido.

Luiz Rocha


Foto de Davi Pádua
 
"Um dia quem sabe no "Se Vira nos 30" do Faustão? Muita gente ainda acha que gaita é um tipo de "malabares provocativo" e muito sexy, que basta meter a boca e mandar ver, mas, tocar numa banda base para sincronizar idéias, harmonizar e, surpreendentemente se deparar com três gaitistas no front...Teremos pessoas muito dispostas e envolvidas com a causa... e iluminadas! rsss

Atingimos um nível de convergência muito forte e isso não tem preço. Fazer música não é tão bonitinho quanto aparenta ser. Nenhum cachê, por mais alto que seja, consegue unificar a causa se tais relações são incompatíveis. 

Nutrimos o valor da amizade por outro caminho...A música. 

Estamos articulando coisas muito importantes para cena local. Temos o dom e a felicidade em destinar encontros que, por sua vez, são felizes o suficiente para nos tornarem ainda mais preciosistas com o que buscamos atingir por aqui. 

Ah! Pelo que pude constatar, meus dotes culinários finalmente tiveram o devido reconhecimento... O tão falado Badoff, nada mais é do que uma iniciativa comunitária em alimentar muitos, com o pouco que se tem. Acho que qualquer tipo de ação social em prol da nossa vontade, nos longos planejamentos como fora o H30 Harmonica Trio, já me deixa bastante saudosista dos tempos em que éramos apenas, gaitistas trancados no quarto com algum método playalone do Gleen Weiser... Bem, acho que era isso"
Diego Orrico

Foto de Davi Pádua


Pensamos, às vezes, que a amizade é feita apenas de harmonia e entendimento. Dificilmente consideramos que desavenças e conflitos podem ser o pavimento de uma amizade duradoura. O H3O é um bom exemplo disso. Com sua linha de frente formada por três gaitistas, não é difícil imaginar que ocorra muita dissonância até que a harmonia se estabeleça. Conheci Luiz em 2004, quando iniciei o estudo da gaita. Um semestre depois, estaria tomando aula com Diego. Daí até formarmos a banda H3O, não foi exatamente um caminho de flores... É comun instrumentos de solo gerarem rivalidade entre seus instrumentistas. No caso da gaita, isso já é uma tradição que antecede todos nós. Entre os gaitistas de Salvador, isso não haveria de ser diferente. 

No entanto, o tempo, a maturidade, e, certamente, a total infertilidade desse tipo de relação vieram despertar em nós uma nova forma de interação. A partir da colaboração no Papo de Gaita, evento idealizado por Luiz, passamos a ter um convívio renovado. A amizade entre nós três veio se consolidar com o convite de Luiz para fazermos um show de gaitistas soteropolitanos no Clube do Blues, projeto realizado pelo Groove Bar. Daí surge H3O, e o resto é história.
Breno Pádua


quarta-feira, 2 de junho de 2010

VENDE-SE

Recado diretamente da Listado Gaita-L:

Vende-se:

1- Gaita Hohner XB-40 em C (Nova) R$ 230,00

2- Kit Duo - Croma C Tonica 48 vozes C Duo da Bends(Novo) = uma gaita cromática 48 vozes em "C" e uma Diatônica também em "C" com estojo anatômico R$ 300,00

3- Uma gaita Cromática Chroma 48 Vozes com estojo anatômico (Nova) R$ 200,00

4- Uma gaita Cromática Hering 48 vozes em "C" (Usada) R$ 120,00

5- Seis gaitas Hering´s Master Blues = Db, E, Eb, F#, G, Ab (Corpo de plastico)
R$ 20,00 cada

6- Amplificador de gaita da "Meteoro" assinado pelo Gaitista Sergio Duarte.
Super conservado, na real nunca usei ele fora, apenas em casa, comprei ele
do Oswaldo Moraes (Cachorro Loiro) da Banda Black Coffee R$ 1.100,00

Interessados, entrar em contato com:
Silvio Gimenes
SPcom Informática e Express
http://silvinhogimenes.blogspot.com/
11 2785-5944 * 11 7596-7090

segunda-feira, 31 de maio de 2010

H3O HARMÔNICA TRIO

Segue informações do show! Será nesta quarta, dia 02/06 e na sequência tem encontro Papo de Gaita na Casa da Mùsica dia 12/06.

H3O HARMÔNICA TRIO 
 
SERVIÇO:
O Que? Noite da Gaita no Clube do Blues - Groove Bar
Quem? Show inédito com o grupo H30 Harmônica Trio
Quando? Quarta-feira, dia 2 de junho (véspera de feriado), às 21h
Onde? Groove Bar [Rua Marques de Leão, 351, Barra, Salvador/Ba. Tel. 3267-5124].
Quanto? R$20,00 na porta ou apenas R$10,00 na lista amiga
Lista Amiga: Primeiros 50 inscritos no email rochaharp@gmail.com ou na comunidade
Diego Orrico & The Blue Bullets  www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=30414126 
Prazo para inscrição na lista amiga - Enviar nome e RG até às 23:59 do dia 01 de Junho

Clique aqui para maiores informações sobre H3O Harmônica Trio:

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PAPO DE GAITA AGRADECE!



PAPO DE GAITA AGRADECE! (Confira os links abaixo dos agradecimentos)
O instrumento musical antes despercebido pela maioria dos soteropolitanos agora possui um dia de glória. Graças à colaboração de todos os envolvidos na produção do projeto Papo de Gaita, somado à atenção, carinho e credibilidade do público presente, o nosso segundo encontro na Casa da Música de Itapuã em Salvador/Ba, realizado neste último sábado (8 de maio) foi um verdadeiro sucesso!!! 




Agradecemos tanto ao público, quanto aos nossos apoiadores: Bends Harmônicas; Amadeu Alves e toda equipe da Casa da Música; Fundação Cultural do Estado da Bahia; Vinícius Lago do Balcão do Músico; Edson e toda a turma da Musicom Instrumentos Musicais; 







Também gratos a nossa equipe de produção Mauro Ybarros (Designer), Milena Franco e Sergio Magarão (Assistentes), o gaitista Breno Pádua (Assistente e fotógrafo), Amina Alakija (vídeo oficial do projeto) e nossos convidados Diego Orrico e Leo Barros (Gaitistas), Everton Viana (Guitarrista) e Antônio Aleluia (iniciante no estudo da gaita).   




 
Saúde e paz a todos vocês!
 




Ass:  Produção Papo de Gaita